AsVantagensApreciarOutros_BannerInterno_1000x380px

O que é meditação?

O objetivo da meditação é tornar nossa mente calma e pacífica

Com a mente serena, livramos-nos das inquietações e do desconforto mental e sentimos verdadeira felicidade; mas se nossa mente não estiver em paz, não conseguiremos ser felizes, mesmo que nossas condições externas sejam excelentes.

O Treino em meditação…

Meditating4

Se treinarmos em meditação, aos poucos nossa mente vai se acalmar e experienciaremos uma forma de felicidade cada vez mais pura. Por fim, conseguiremos permanecer contentes o tempo todo, até nas mais duras circunstâncias.

Em geral, é difícil controlar a mente. Ela é como um balão ao sabor do vento – vai de um lado para outro, soprada por circunstâncias exteriores. Se as coisas vão bem, a mente fica feliz; se vão mal, reage tornando-se infeliz. Mesmo quando estamos felizes, essa felicidade não é completa. Por exemplo, quando obtemos algo que desejamos, uma aquisição ou um novo parceiro, ficamos excitados e nos apegamos a isso.

Porém, como não é possível obter tudo o que desejamos e como estamos condenados a ser separados de nossos amigos e posses, o apego, ou grude mental, só serve para nos causar dor. Por outro lado, quando não obtemos aquilo que desejamos ou perdemos algo de que gostamos, somos tomados por desânimo e irritação.

Se formos obrigados a trabalhar com alguém que detestamos, ficaremos bravos e nos sentiremos prejudicados. Como resultado, nosso rendimento será afetado e o dia no trabalho se tornar-se-á estressante e insatisfatório.

Essas oscilações de humor ocorrem porque estamos intimamente envolvidos com as situações exteriores. Parecemos uma criança que, construindo um castelo de areia, sente entusiasmo quando ele fica pronto, mas, logo a seguir, se decepciona ao vê-lo ser destruído pela maré.

Treinando em meditação, criamos espaço e clareza interiores, que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Pouco a pouco, tornamo-nos capazes de substituir nossa mente desequilibrada, que oscila entre os extremos do excitamento e da decepção, por um equilíbrio mental, isto é, uma mente estabilizada que está feliz o tempo todo.

11070755_895066333878378_1363504920468653221_n

Se treinarmos em meditação de maneira sistemática, seremos capazes de erradicar as delusões – causas de todos os problemas e sofrimentos. Desse modo, atingiremos um estado de permanente paz interior, conhecido como “libertação ou nirvana”. Então, dia e noite, vida após vida, vamos experimentar unicamente paz e felicidade.

Para ler mais sobre este assunto, veja o Novo manual de meditação, Transforme sua vida, e Oito passos à felicidade.

O curso

O objetivo principal deste curso é aprender a meditar e desenvolver o hábito de aplicar a meditação em nossa vida diária.

Ele é ideal para quem está interessado em aprender a meditar, independentemente da sua origem, fé ou prática religiosa. Todos são convidados a usar os aspectos dos ensinamentos que mais forem úteis para seu próprio bem estar mental.

A professora

O PROFESSOR

gabriela-salvador2A professora do curso será a praticante Kadampa Gabriela Salvador, discípula do venerável Geshe Kelsang Gyatso há 19 anos.

Gabriela, professora universitária do curso de Artes Cênicas na Universidade estadual de MS, participou de diversos retiros e festivais budistas, nacionais e internacionais, e ensina Budismo há mais de 10 anos tendo lecionado no “Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi” em São Paulo, um dos maiores da tradição.


As aulas

As aulas tem duração aproximada de uma hora e quinze minutos e são divididas em 4 partes:

Explicação do conteúdo: o professor expõe o tema da aula e aspectos de meditação budista e sua prática. Há espaço para discussão do tema e perguntas. Os professores da tradição Kadampa são hábeis em explicar os ensinamentos da meditação budista como conselhos práticos para nossas  vidas diárias, em ambiente descontraido,  com analogias, histórias e recursos didáticos inteligentes. (20 minutos)

Meditação: terminada a exposição do tema, o professor conduz a meditação, com o objetivo de treinar os alunos a contemplarem os ensinamentos  e desenvolverem forte motivação de pratica-los, de maneira  a sedimenta-los em suas mentes. (15 à 25 minutos)

Cronograma

Serão 4 aulas durante o mês de Agosto, nas segunda-feiras às 19h (duração 1 hora)

As aulas serão nos dias: 1, 8, 15 e 22 de Agosto.

Local

As aulas serão ministradas no local “Espaço Om Namastê” localizado na Rua Antonio Maria Coelho, 2792, Campo Grande/MS.

Inscrição

VALORES

O valor do curso (sem livro): R$ 80,00.

A professora Gabriela Salvador utilizará o livro “Novo Manual de Meditação” do venerável Geshe Kelsang Gyatso. Quem quiser adquirir uma cópia do livro pode escolher o plano: Entrada + Livro no valor de R$ 100,00. 

Inscrições no local podem ser realizadas às segundas-feiras à partir das 18h40