CENTRO BUDISTA KADAMPA AVALOKITESHVARA

Tel: 19 3241 2916
Email:

Meditação respiratória simples

 prática para acalmar a mente

O primeiro passo da meditação é parar com as distrações e tornar a mente clara e mais lúcida. Isso pode ser feito recorrendo-se à prática da meditação respiratória simples:
  • Escolha um lugar tranqüilo para meditar e sente-se numa posição confortável. Você pode sentar-se na posição tradicional de pernas cruzadas ou em qualquer outra posição confortável. Se preferir, sente-se numa cadeira. O mais importante é manter as costas eretas para evitar que sua mente se torne sonolenta.
  • Mantenha seus olhos parcialmente fechados e dirija sua atenção para a respiração.
  • Respire naturalmente, de preferência pelas narinas, sem tentar controlar o ritmo.
  • Tente se conscientizar da sensação que o ar provoca ao entrar e sair pelas narinas.

    Essa sensação é o objeto de sua meditação.

  • Tente se concentrar na exclusão de todas as outras coisas.
  • Se você perceber que sua mente divagou e está seguindo seus pensamentos, imediatamente retome sua concentração na respiração.
  • Repita isso tantas vezes quantas forem necessárias até que a mente se acalme na respiração.
  • Se você praticar pacientemente dessa maneira, gradualmente seus pensamentos distrativos desaparecem e você sentirá um senso de paz interior e descanso, com a mente lúcida e tranqüila.

    Fique nesse estado mental de calma por algum momento.

    Ainda que a meditação respiratória seja somente um estágio preliminar da meditação, ela é poderosa. Podemos perceber desta prática que é possível experimentar paz interior e contentamento somente pelo controle da mente, sem depender de nenhuma condição externa.

    Quando a turbulência de pensamentos distrativos desaparecem, e nossa mente torna-se tranqüila, uma profunda felicidade e satisfação naturalmente florescem do nosso interior. Este sentimento de satisfação e bem-estar nos auxilia nas ocupações e dificuldades quotidianas.

    Muito do estresse e tensão que normalmente experimentamos provêm da nossa mente e muitos problemas que temos, incluindo males de saúde, são causados ou agravados por esse estresse. Apenas fazendo a meditação respiratória por dez ou quinze minutos por dia, seremos capazes de reduzir esse estresse.

    Sentiremos uma calma, uma sensação de espaço na mente, e muitos de nosso problemas corriqueiros irão sumir. Situações difíceis se transformarão em situações fáceis de lidar, naturalmente nos sentiremos amados e bem dispostos em relação às outras pessoas, e nossos relacionamentos sociais gradualmente melhorarão.

    Se você quiser progredir em meditação, você deve tentar esta meditação preliminar até conseguir reduzir suas maiores distrações, e então você pode tentar meditações mais efetivas explicadas no livro Novo Manual de Meditação.

Inscreva-se para receber notícias: RSS Feed

Centro Budista Kadampa Avalokiteshvara

Rua Dona Rosa de Gusmão, 606 Guanabara, Campinas, SP 13073 141
Tel: 19 3241 2916 Email:

©2008 Centro Budista Kadampa Avalokiteshvara.

Todos os direitos reservados.
Membro da Nova Tradição Kadampa - União Budista Kadampa Internacional.

Cursos de Meditação em Campinas & Meditação respiratória simples.